quarta-feira, 14 de maio de 2008

Vida Sexual

Dor na hora da transa pode ser doença

Na relação sexual, as duas pessoas envolvidas aproveitam ao máximo os momentos de prazer, certo? Errado. Nem sempre é isso o que acontece. Muitas vezes a "hora H" pode ser acompanhada de dores durante a penetração ou no coito, a chamada dispareunia. É preciso ficar atento, pois os incômodos podem ter origem psicológica, mas em muitos casos são o indício de doenças que podem resultar até mesmo na esterilidade.
Segundo a ginecologista e obstetra Maria do Carmo Simoneti, dispareunia é um dos distúrbios entre outros das disfunções sexuais femininas e pode ser de dois tipos: dispareunia de penetração e dispareunia de profundidade.
Para o ginecologista e sexólogo Amaury Mendes Júnior, a dispareunia pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. "É um tipo de disfunção sexual que pode estar relacionado a bactérias, infecções ou parasitoses presentes na vagina ou no pênis", explica. "No Brasil, estima-se que cerca de 23% das mulheres tenham este tipo de disfunção sexual".
"É necessário um exame físico minucioso para identificar as áreas dolorosas e verificar se existem alterações da anatomia e a presença ou não de lesões vulvares".
"A dispareunia geralmente tem causas orgânicas. Os fatores psicológicos também podem estar associados, mas têm mais relação com o chamado vaginismo, ou seja, a contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração pelo pênis, dedo ou ainda objetos", comenta o ginecologista.


Tratamento:

De acordo com a ginecologista Maria do Carmo Simoneti, os progressivos avanços na indústria farmacêutica e a crescente sensibilidade de alguns profissionais de saúde quanto à sexualidade feminina são importantes fatores para ajudar a solucionar o problema. "O tratamento vai depender do tipo de disfunção sexual, que deve ser avaliada e orientada pelo ginecologista da paciente".
"O não tratamento pode levar a mulher a um estado de angústia pessoal, podendo influenciar tanto nas relações entre parceiros quanto na qualidade de vida da mulher".
"Se a origem do problemas forem bactérias ou infecções, a mulher pode até mesmo ficar estéril se não se cuidar o mais rápido possível".


O que causa a dispareunia?

Fatores Orgânicos:

- Infecções genitais, a exemplo da candidíase (monilíase), tricomoníase, entre outras
- Doenças de pele na região genital: foliculite, pediculose púbica ("chato"), psoríase
- Doenças sexualmente transmissíveis, como cancro mole, granuloma inguinal
- Infecção ou irritação do clitóris
- Doenças que acometem o ânus
- Irritação ou infecção urinária
- Nos homens, pode-se destacar a fimose, doenças de pele, herpes genital, doenças do testículo e da próstata


Fatores Psicológicos:

- Dificuldade em compreender e aceitar a sexualidade de uma maneira saudável ou sentimento de culpa
- Crenças morais e religiosas muito rígidas
- Medos e tabus irracionais com relação ao sexo
- Falta de informação
- Traumas infantis relacionados à sexualidade

Nenhum comentário: