Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores:
Loiros: Uma recente pesquisa mostra que os loiros atualmente, representam apenas 2% de pessoas do mundo. Os cabelos loiros podem aparecer em todas as raças, mas a ocorrência mais comum acontece entre os caucasianos, principalmente das regiões da Escandinávia, Rússia, Países Germânicos e Leste Europeu. Ruivos avermelhados: Os cabelos ruivos podem adquirir uma tonalidade mais avermelhada ou mais alaranjada dependendo da variação. Os cabelos ruivos avermelhados são bastante comuns na Rússia e na Grã-Bretanha.
Ruivos alaranjados: Algo entre o louro e o ruivo avermelhado, o alaranjado é bastante comum nos países britânicos como a Irlanda e o Reino Unido. Podem adquirir um tom mais acastanhado.
Castanhos claros: Os cabelos castanhos claros refletem uma transição entre o louro e o castanho de fato. Podem adquirir reflexos dourados, e são muito comuns na Grã-Bretanha, França e nos países alpinos.
Castanhos escuros: Os cabelos castanhos escuros são muito comuns em toda a Europa, e tem ocorrência em todas as raças. Apresentam uma tonalidade próxima ao marrom.
Pretos ou negros: Comum em todas as raças, especialmente entre as asiáticas e entre os povos provenientes do mediterrâneo, como portugueses, espanhóis, gregos, italianos e árabes.
Grisalhos: Cabelos acinzentados, ou por decorrência da idade, ou pela perda precoce de melanina, que pode ocorrer na adolescência ou até mesmo na infância.
Brancos: Em pessoas idosas ou sob condições anômalas.
Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.
Tipos de cabelos:
Secos: Cabelo seco é a denominação cosmética para cabelos não sedosos, devido à pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, não sendo suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação. Conseqüentemente, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço. O cabelo tanto pode ser seco por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à exposição à poluição, ao uso inadequado de produtos capilares, dentre outras causas. Uma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se com o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes. O cabelo seco tem pouca irrigação nas pontas, porém recebe irrigação concentrada na raíz, o que reduz a perda de cabelo. Normais: Cabelo normal é uma expressão utilizada no meio cosmético para os tipos de cabelos mais comuns. Que são macios, cuja produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, é equilibrada e regular, de modo a lubrificar o cabelo da raíz às pontas. Não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável. O cabelo normal é uma característica natural, porém pessoas que têm cabelos secos ou oleosos podem equilibrar os níveis de gordura do couro cabeludo e atingir um equilíbrio equivalente ao do cabelo normal. Oleosos: Cabelo oleoso é a denominação cosmética para cabelos com alto teor de oleosidade, devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Ficam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade. O cabelo tanto pode ser oleoso por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas. O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a perda de cabelo. Mistos: Possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário